Um menino de 10 anos, raptado pelo próprio pai, foi localizado esta semana numa casa abandonada em Vila Nova de Famalicão e apresentou vestígios de cocaína no organismo, avançou a CM. O pai, descrito como consumidor de drogas em estado avançado, terá exposto a criança à substância.O resgate foi realizado pela Polícia Judiciária de Braga, que confirmou a presença de cocaína na criança. As autoridades investigam agora como o menor terá ingerido ou entrado em contacto com a droga.
De acordo com a Polícia Judiciária, o menino já foi entregue à mãe, no âmbito de um processo por incumprimento das responsabilidades parentais do pai.
Desde julho, o menor e o pai estavam em local desconhecido, tendo o progenitor cortado comunicação com familiares e desligado o telemóvel, dificultando a sua localização. A ausência da criança na escola, com o início do ano letivo, levou à intensificação das buscas na zona de Delães.
O menino foi encontrado numa habitação devoluta, sem eletricidade nem água canalizada, frequentada por pessoas associadas ao consumo de estupefacientes. Estava acompanhado pelo pai, em condições de extrema insalubridade, vestindo roupas do progenitor, com lesões compatíveis com picadas e sinais evidentes de negligência em termos de higiene. Não havia alimentos nem condições mínimas de habitabilidade.
Após a intervenção da Polícia Judiciária, em coordenação com o Juízo de Família e Menores de Guimarães, o menor foi entregue à mãe e encaminhado ao Hospital de Vila Nova de Famalicão para avaliação médica, com acompanhamento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.