MENU
Autárquicas: votação antecipada para eleitores impedidos por motivos profissionais arranca quinta-feira
Publicado em 02/10/2025 07:00
Noticias

Os eleitores que não possam votar no dia 12 de outubro, devido a compromissos profissionais, vão poder exercer o seu direito de voto de forma antecipada a partir desta quinta-feira, 2 de outubro, até ao dia 7.O processo decorre nas câmaras municipais do município onde os eleitores estão recenseados. Podem recorrer a este regime trabalhadores por conta de outrem, independentes, profissionais liberais, militares, polícias, bombeiros, elementos da Proteção Civil, bem como trabalhadores dos transportes marítimos, aéreos, ferroviários e rodoviários de longo curso que estejam em serviço no dia das eleições.

Para votar antecipadamente, basta apresentar um documento de identificação válido e um comprovativo do impedimento, emitido pela entidade empregadora ou documento equivalente. Após a votação, os boletins seguem para a assembleia de voto correspondente, garantindo que o sufrágio é contabilizado no dia das eleições.

Na mesma data termina também o prazo para recolha dos votos antecipados de estudantes, doentes internados e reclusos que solicitaram este regime especial.

Comentários