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Alerta nas Escolas: CRI sem Financiamento Definido, Terapias de Apoio a Alunos em Suspenso
Publicado em 05/10/2025 07:15
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As instituições que gerem os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) continuam na incerteza, sem saber quanto financiamento terão à disposição para este ano letivo. Este atraso coloca em risco a presença de terapeutas nas escolas, profissionais essenciais para apoiar alunos com necessidades educativas especiais.Apesar de o Governo ter aprovado, em maio de 2025, um montante global de mais de 13 milhões de euros para apoiar os CRI, as instituições ainda não foram oficialmente informadas sobre os valores individuais que poderão utilizar. Esta falta de notificação impede a contratação de psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas e fisioterapeutas.

A Direção-Geral da Educação já publicou as listas provisórias das entidades acreditadas para os CRI em 2025/2026, mas a informação crucial sobre os contratos e financiamento não chegou às instituições. A situação está a gerar preocupação entre as escolas e famílias, que receiam que os atrasos comprometam o início dos apoios terapêuticos neste ano letivo.

Enquanto o Ministério da Educação não clarifica a situação, os CRI permanecem numa indefinição que ameaça diretamente o direito de muitos alunos a um acompanhamento educativo especializado e adequado.

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