O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou esta sexta-feira que a taxa de inflação homóloga em Portugal se situou em 2,4% em setembro, registando uma descida de 0,4 pontos percentuais face a agosto.
Segundo o INE, a inflação subjacente — que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos — caiu para 2,0%, contra 2,4% no mês anterior. A variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos 12 meses manteve-se em 2,3%, igual à de agosto.
No detalhe, os produtos energéticos registaram uma subida de 0,3%, enquanto os alimentos não processados mantiveram uma variação de 7%. A variação mensal do IPC foi de 0,9%, inferior aos 1,3% registados em setembro de 2024.
Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), utilizado para comparações europeias, Portugal registou uma subida homóloga de 1,9%, abaixo da estimativa de 2,2% para a área do euro. Excluindo energia e alimentos não processados, o IHPC situou-se em 1,6%, também inferior à média da zona euro (2,4%). A variação média nos últimos 12 meses foi de 2,4%, igual à do mês anterior.