MENU
NOVO ALERTA FINANCEIRO DO BCE: Famílias Devem Ter Dinheiro Vivo em Casa para Responder a Crises e Falhas Digitais
Publicado em 13/10/2025 06:45
Noticias

"Nenhum sistema é infalível", justifica autoridade monetária, que usa o exemplo de um possível apagão ibérico para fundamentar a recomendação de uma reserva de emergência em numerário.O Banco Central Europeu (BCE) emitiu um aviso sério e fundamentado, aconselhando as famílias a manterem uma reserva de dinheiro físico em casa. A recomendação prende-se com a necessidade de as populações estarem preparadas para responder a potenciais futuras crises ou falhas que possam paralisar os sistemas digitais de pagamento.

A autoridade monetária europeia justifica a utilidade desta prática com a sucessão de crises recentes (colapso financeiro, pandemia, crise energética) e, em particular, com o exemplo de um possível apagão na Península Ibérica, onde o acesso a meios de pagamento eletrónicos e caixas automáticas ficaria comprometido.

Qual a quantia recomendada?

O BCE sugere que as famílias mantenham valores entre 70 e 100 euros por membro do agregado familiar como uma reserva de emergência em numerário.

Apesar de a estabilidade e a segurança dos sistemas financeiros serem uma prioridade, o BCE sublinha que "nenhum sistema é infalível". Este alerta visa reforçar a literacia financeira e a capacidade de resiliência das famílias perante cenários de interrupções digitais ou crises de grandes proporções.

Em paralelo, as autoridades alertam para a necessidade de os cidadãos estarem atentos aos cuidados inerentes à utilização de dinheiro vivo, como evitar o transporte de grandes quantias e saber reconhecer notas e moedas falsas.

Comentários