Accra, Gana – Pelo menos 15 pessoas, sendo a maioria crianças, morreram no sábado (11 de outubro de 2025) quando uma embarcação naufragou nas águas do Lago Volta, no leste do Gana. O desastre, um dos mais graves dos últimos anos na região, ocorreu perto de Kete Krachi, na região de Oti.A Autoridade Marítima do Gana (GMA) confirmou o trágico balanço, informando em comunicado no domingo à noite que entre as vítimas mortais estão 11 crianças, com idades entre os dois e os 14 anos, além de quatro adultos. Quatro passageiros conseguiram ser resgatados com vida.
Segundo as autoridades, a causa do acidente foi o excesso de lotação da embarcação, que se encontrava "extremamente sobrecarregada" no momento em que virou. As vítimas viajavam entre as comunidades de Okuma e Bovime.
A GMA classificou o incidente como uma "quebra grave e inaceitável dos padrões de segurança" e estendeu as suas condolências às famílias enlutadas.
Na sequência da tragédia, a Autoridade Marítima anunciou a abertura de uma investigação e a criação de uma comissão de alto nível, em colaboração com o Ministério dos Transportes, para rever e reformar a segurança do transporte fluvial. Foi também lançada uma operação de fiscalização intensiva no lago, alertando que embarcações sobrecarregadas ou sem coletes salva-vidas serão apreendidas, e os seus operadores, processados.
Acidentes no Lago Volta são recorrentes, frequentemente causados por lotação excessiva ou colisão com troncos de árvores submersos. As autoridades esperam que estas novas medidas ajudem a travar a perda contínua de vidas.