Um indivíduo foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) no Porto por ser o cabecilha de um esquema conhecido como a "Burla do Amor" (Romance Scam). O burlão fazia-se passar pelo popular cantor português Zé Amaro nas redes sociais para, após conquistar a confiança e os afetos de uma mulher, conseguir extorquir-lhe uma quantia que ascende aos 250 mil euros.A vítima acreditava estar a viver uma relação amorosa com o artista e, ao longo do tempo, foi realizando várias transferências monetárias sob pretextos e pedidos de ajuda fraudulentos. O esquema chegou ao fim graças à ação da PJ, através da Diretoria do Norte, que conseguiu deter o suspeito em flagrante delito.
A detenção ocorreu precisamente quando o criminoso tentava receber a última tranche de dinheiro exigida à vítima, no valor de 25 mil euros, no Porto.
Este caso serve como um forte aviso da PJ sobre a prevalência das burlas de índole romântica no meio digital. As autoridades insistem que os cidadãos devem ser cautelosos com pedidos de dinheiro, prendas ou dados bancários por parte de contactos feitos online, independentemente da identidade que estes afirmem ter, e não devem hesitar em denunciar de imediato qualquer situação suspeita.
Se quiser, posso fornecer-lhe mais detalhes sobre os métodos de prevenção que a Polícia Judiciária (PJ) aconselha para evitar cair neste tipo de burlas.