A Revolução Ferroviária da Europa
A Comissão Europeia oficializou um ambicioso plano para redefinir a mobilidade no continente, apostando na expansão da rede ferroviária de alta velocidade, que deverá ligar as principais cidades da União Europeia (UE) até 2040. A iniciativa visa transformar o comboio na alternativa preferencial ao avião para viagens curtas, prometendo viagens mais rápidas, mais sustentáveis e um sistema de bilhética sem fronteiras.O cerne desta estratégia passa por criar a Rede Principal Alargada, garantindo que os principais nós de transporte sejam ligados por linhas com velocidades iguais ou superiores a 200 km/h.
O projeto mais aguardado no sul da Europa, a ligação entre as capitais ibéricas, foi formalmente calendarizado pela Comissão, que adotou uma Decisão de Execução para este efeito:
Até 2030: Será possível fazer a viagem direta entre Lisboa e Madrid em cerca de 5 horas.
Até 2034: A conclusão integral da alta velocidade permitirá que o percurso seja feito em apenas 3 horas, reduzindo drasticamente o tempo de viagem e aproximando as economias e o turismo da Península Ibérica.
Comboio Acessível com "Passe Único"
Além das infraestruturas, a Comissão compromete-se a simplificar a experiência do viajante com a criação do bilhete intermodal único.
Este novo sistema permitirá aos passageiros comprar um único título de transporte que combine diferentes empresas e modos de transporte (comboio, autocarro, etc.) em toda a UE. O objetivo é remover barreiras burocráticas e logísticas, tornando as viagens transfronteiriças de comboio tão fáceis quanto as viagens de avião.
O comissário europeu dos Transportes salientou que o plano não só reduzirá o congestionamento aéreo e rodoviário, como também irá reforçar a competitividade europeia no turismo e na indústria, ao mesmo tempo que apoia os objetivos do Pacto Ecológico Europeu para a descarbonização dos transportes.