A Unidade Local de Saúde (ULS) São João, em colaboração com a Polícia Municipal do Porto (PMP), realizou uma importante ação de sensibilização dirigida a alunos de diversas escolas, com o foco nos riscos do tabagismo e no impacto ambiental do descarte incorreto de beatas.
O Dr. Pedro Norton, Médico Epidemiologista e diretor do serviço de Saúde Ocupacional da ULS São João, captou a atenção do público estudantil com uma apresentação informativa e envolvente sobre a origem e os graves malefícios associados ao vício de fumar.
Em complemento, a Polícia Municipal do Porto, através do seu Serviço de Policiamento Comunitário, destacou a vertente ambiental e legal do problema. Os agentes focaram-se nas consequências devastadoras que o simples ato de atirar pontas de cigarro para a via pública acarreta para o meio ambiente. Além do dano ecológico, a PMP sublinhou ainda o enquadramento legal e as possíveis contraordenações que podem resultar deste tipo de comportamento.
A iniciativa conjunta sublinha o compromisso das entidades com a saúde pública e a preservação ambiental, educando as gerações mais jovens para escolhas mais saudáveis e responsáveis.