O Hospital de Bragança está prestes a inaugurar uma nova estratégia para combater a sobrelotação das urgências, especialmente na época de maior afluência. A partir da próxima segunda-feira, entra em funcionamento uma Unidade de Diagnóstico Precoce, anunciada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.Esta nova estrutura foi concebida para ser um filtro eficiente, oferecendo uma avaliação médica rápida a pacientes que apresentem sintomas agudos ou que necessitem de reavaliação clínica. O objetivo principal é desviar estes utentes do Serviço de Urgência, garantindo um atendimento célere e direcionado, e permitindo que as urgências se concentrem nos casos mais graves.
A Unidade operará em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h30, servindo os concelhos de Bragança, Vinhais, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.
O acesso será feito mediante marcação prévia – um processo facilitado que será gerido pelas próprias instituições sociais da região, através de contacto telefónico e envio de registos clínicos por e-mail. A ULS do Nordeste sublinha que os utentes terão uma entrada dedicada no hospital e estacionamento reservado, otimizando todo o processo de triagem e consulta.
Esta medida faz parte do Plano de Desenvolvimento Organizacional da ULS do Nordeste, visando aumentar a capacidade de resposta e a eficiência dos cuidados de saúde na região.