Yazaki Saltano despede 163 Empregos em Ovar
Empresa de Ovar vai cortar 163 postos de trabalho apenas sete meses após despedimento coletivo anterior
Publicado em 15/01/2026 19:58 • Atualizado 15/01/2026 20:01
Economia
FESTIVAL

A Yazaki Saltano, em Ovar, comunicou esta quinta-feira aos trabalhadores a intenção de avançar com um despedimento coletivo que afetará 163 funcionários. Os trabalhadores foram dispensados de se apresentar ao trabalho já amanhã, confirmou a administração.

Este novo corte acontece apenas sete meses depois da empresa ter concluído outro despedimento coletivo, que resultou na saída de 304 colaboradores em julho de 2025. A medida volta a gerar apreensão entre os trabalhadores e sindicatos, que acompanham de perto o processo.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente (SITE) – Centro Norte, Justino Pereira, criticou a postura da empresa e ironizou sobre a alegada rigidez da lei portuguesa: “Só o Montenegro é que diz que a lei portuguesa é muito rígida e não dá para despedir”, desabafou.

O anúncio reforça as preocupações sobre a estabilidade laboral na região e abre um novo capítulo de negociações entre a administração da Yazaki Saltano e os representantes dos trabalhadores.

Fonte: JN / Foto: DR

Comentários