MENU
Hospital de Vila Real Confunde Pacientes e Trata Doente Respiratório por Parkinson
Publicado em 15/11/2025 05:00
Noticias

Um grave erro administrativo e de identificação no Hospital de Vila Real levou a que um utente internado com insuficiência respiratória recebesse tratamento destinado a outro doente com a mesma identidade, mas diagnosticado com a doença de Parkinson. A falha, detetada apenas após o regresso do paciente ao lar, levou a queixas e à confirmação de incumprimento dos deveres de segurança pela Unidade Local de Saúde (ULS).O insólito aconteceu no final de fevereiro, quando um idoso deu entrada na unidade hospitalar e, devido a uma lamentável coincidência – nome, idade, local de residência e lar de apoio idênticos a um outro utente – as identidades foram trocadas nos registos.

O lapso só foi percebido quando o homem, tratado erroneamente, recebeu alta e regressou ao lar de Carlão, em Alijó. Foi a equipa do lar que percebeu que a alta tinha sido dada à pessoa errada, forçando o re-internamento do utente.

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) confirmou o erro após a queixa apresentada pela filha do paciente. Segundo o regulador, há "evidências do incumprimento dos deveres" da ULS de Trás-os-Montes no que toca à garantia da segurança e qualidade dos cuidados, especialmente na "identificação inequívoca dos doentes".

A ULS reconheceu a falha e afirmou já ter implementado novas medidas de segurança, incluindo a atualização da norma de identificação e formação para as equipas. Foi ainda proposto o uso de leitores de cartão do cidadão nos serviços de urgência e consulta externa, com o objetivo de minimizar futuras trocas e aumentar a precisão da identificação dos utentes.

Comentários