MENU
Aviação em Alerta: Tripulantes de Cabine Votam Adesão à Greve Geral de 11 de Dezembro
Publicado em 20/11/2025 07:00
Noticias
RÁDIO FESTIVAL

A aviação civil em Portugal está à beira de uma potencial paralisação de grande escala, com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) a convocar uma assembleia-geral de emergência. O objetivo é crucial: decidir se os tripulantes de cabine se juntam à greve geral convocada pela CGTP e UGT para o próximo dia 11 de dezembro.A direção do sindicato manifesta-se veementemente contra o anteprojeto de revisão do Código do Trabalho aprovado pelo Governo, considerando que as alterações propostas representam um "retrocesso civilizacional" e terão "repercussões enormes" no setor da aviação. O sindicato acusa o executivo de promover o "desmantelamento das garantias laborais" e apela à mobilização máxima dos seus associados.

Embora o pessoal de terra já tenha sinalizado a intenção de aderir à paralisação, a decisão dos tripulantes de cabine é fundamental para determinar o impacto da greve nas operações aéreas. A assembleia-geral é aguardada com expectativa, uma vez que a adesão do SNPVAC poderá significar o encerramento de grande parte do espaço aéreo português no dia 11 de dezembro.

O resultado desta votação, que poderá ocorrer já no próximo domingo, será determinante para a estratégia de contestação dos trabalhadores da aviação contra as políticas laborais do Governo.

Comentários