A Airbus Atlantic anunciou um plano de expansão significativo para a sua unidade em Santo Tirso, Portugal, que irá aumentar a área industrial em cerca de 30%. Com a adição de 5.500 metros quadrados de novas instalações, a fábrica passará a ter uma dimensão reforçada para responder ao aumento da procura internacional de estruturas aeronáuticas.Esta nova zona de produção, cuja entrada em funcionamento está prevista para o final de 2026, é crucial para suportar o crescimento dos programas da Airbus, em particular a produção de secções de fuselagem para as populares famílias de aeronaves A320 e A350.
Inaugurada em setembro de 2022, a fábrica de Santo Tirso, que ocupa 20.000 m² num terreno de 7,2 hectares, já é um centro de excelência e emprega 400 profissionais. A unidade destaca-se pela sua notável paridade de género, com metade dos operadores de produção a serem mulheres.
A ampliação sublinha a estratégia de investimento da Airbus em Portugal e o seu papel no desenvolvimento da cadeia de valor aeroespacial nacional. O grupo tem fomentado parcerias com mais de 30 empresas portuguesas, gerando cerca de 1.500 empregos diretos altamente qualificados e aproximando a indústria local de projetos aeronáuticos de referência mundial, ao mesmo tempo que fortalece a base industrial europeia.