MENU
A Vida Íntima da Irmã Lúcia: Fátima Abre Exposição com Objetos Raros e Tesouros Nacionais Inéditos
Publicado em 29/11/2025 05:30
Nacional

O Santuário de Fátima abre as portas neste sábado para uma exposição inédita, oferecendo ao público uma visão íntima da vida da Irmã Lúcia, uma das videntes das aparições de 1917. A mostra, que assinala o centenário das aparições em Pontevedra, Espanha, apresenta objetos pessoais da religiosa nunca antes exibidos, como um hábito, cartas e até acessórios de lavores.Intitulada "Refúgio e Caminho", a exposição vai além dos pertences pessoais e inclui miniaturas de altar e vestes litúrgicas confecionadas pela própria Lúcia de Jesus. O acervo é ainda enriquecido com obras de arte de elevado valor, incluindo duas pinturas classificadas como Tesouro Nacional: o "Ecce Homo" e a "Última Ceia".

Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário e coordenador da mostra, sublinha o poder de atração da Irmã Lúcia e a relevância da sua história para a Igreja e para o mundo. A exposição, concebida para durar quatro anos e dividida em dois ciclos, foca-se inicialmente nas aparições de Pontevedra (1925) e, mais tarde, nas de Tui (1929), que completam a mensagem de Fátima

Dividida em sete núcleos, a experiência sensorial da exposição inicia-se no simbolismo do Coração de Maria como "Refúgio e Caminho", remetendo para a boia de salvação em forma de coração, rodeada de rosas. A mostra destaca a devoção ao Imaculado Coração de Maria, que, na linguagem de Fátima, representa o triunfo do bem sobre o mal.

Um dos pontos mais emocionantes, segundo o coordenador, é uma carta manuscrita pela Irmã Lúcia à mãe, pedindo-lhe que inicie a devoção dos primeiros cinco sábados.

A exposição "Refúgio e Caminho" estará patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade até 15 de outubro de 2027, com entrada gratuita.

Comentários