A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) emitiu um aviso urgente que coloca o setor avícola e os detentores de aves particulares em estado de alerta máximo. Devido ao recente e significativo aumento de casos de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade em Portugal e na União Europeia, foram implementadas medidas de emergência que afetam todo o território continental.A determinação principal exige o confinamento imediato e obrigatório de todas as aves de capoeira e aves mantidas em cativeiro. Os detentores estão instruídos a manter os animais exclusivamente nos seus alojamentos, sendo estritamente proibido qualquer tipo de contacto com aves selvagens, consideradas o principal vetor de propagação da doença.
Além do confinamento, a DGAV decretou a suspensão de toda a circulação e aglomeração de aves. Estão, assim, proibidas as seguintes atividades:
Vendas e Feiras de aves.
Exposições e Concursos.
Trocas ou Transporte entre alojamentos, mesmo que particulares.
Estas medidas drásticas visam não só proteger a saúde animal e conter a progressão da doença, mas também garantir a segurança sanitária da cadeia alimentar e do país. A DGAV apela à máxima colaboração e rigoroso cumprimento das orientações por parte de todos os proprietários de aves, solicitando que consultem os canais oficiais para obter mais detalhes sobre as restrições em vigor.