MENU
12 Anos de Pioneirismo no Combate à Violência
Publicado em 01/12/2025 12:00
Nacional

O Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima (GAIV) da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto, um projeto pioneiro a nível nacional, celebra 12 anos como a primeira linha de defesa e um ponto de viragem para as vítimas. Este gabinete oferece um atendimento especializado e permanente para ajudar a quebrar os ciclos de violência.Presidente da Câmara Apela à Ação Social

Em visita ao GAIV e a uma das Casas Abrigo na passada sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, sublinhou a falha coletiva perante este flagelo social.

“O nosso sentido humano está a falhar porque, enquanto tivermos crimes desta natureza, temos todos de nos envergonhar enquanto sociedade e temos todos de sentir um apelo de que precisamos de fazer mais”, afirmou o autarca.

Casas Abrigo: Um Novo Recomeço

Após a visita ao gabinete da PSP, o foco passou para as Casas Abrigo, instalações de emergência cedidas pela autarquia, através da Domus Social, e geridas pela Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM). Estes espaços são cruciais para oferecer segurança imediata e um ambiente de reconstrução para as vidas afetadas pela violência.

Pedro Duarte garantiu o empenho da Câmara em alocar todos os recursos possíveis para apoiar esta causa e reverter o cenário atual: “disponibilizar, do ponto de vista do que é o esforço da Câmara, tudo o que pudermos para alterar estas circunstâncias, trabalhando com aqueles que estão no terreno”.

Comentários