MENU
Subsídio de Natal dos Bombeiros em Risco Devido a Dívida Milionária do INEM
Publicado em 10/12/2025 19:49
Nacional

A segurança e o bem-estar dos bombeiros portugueses estão em risco financeiro com a aproximação do Natal, devido a uma avultada dívida que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) mantém com as associações humanitárias.A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou que a falta de pagamento por parte do INEM, que já ascende a mais de 30 milhões de euros, coloca em perigo o pagamento do Subsídio de Natal aos bombeiros assalariados.

Atrasos no Transporte de Doentes

A origem do problema reside nos atrasos prolongados no acerto de contas relativas ao transporte de doentes. De acordo com a LBP, o INEM ainda não liquidou os valores referentes a este serviço nos últimos três meses.

As associações de bombeiros, que dependem destes fundos para a sua gestão operacional, veem-se agora numa situação precária, incapazes de garantir o subsídio natalício sem a rápida intervenção do Governo.

Apelo ao Ministério da Saúde

A LBP sublinha que o INEM não possui capacidade financeira para resolver esta crise sem um reforço orçamental urgente. Desta forma, o apelo é direcionado ao Ministério da Saúde para que mobilize os meios necessários e assegure o pagamento das faturas pendentes, protegendo assim a estabilidade financeira e a motivação dos profissionais que asseguram a emergência pré-hospitalar no país.

Comentários