Barcelos, Guimarães, Santo Tirso e Fafe no Alvo da "Operação Manufactura" Contra a Contrafação
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desferiu um duro golpe nas redes de contrafacção no Norte do país, resultando na apreensão de um montante superior a 214 mil peças de vestuário e acessórios contrafeitos.
As intervenções, conduzidas pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, decorreram nos concelhos de Barcelos, Guimarães, Santo Tirso e Fafe, e centraram-se em indústrias têxteis, unidades de embalamento e até mesmo na fundição de metal utilizada para a produção de logótipos e timbres falsos de marcas de prestígio internacional.
No decurso desta vasta operação, a ASAE deu cumprimento a mandados de busca e pesquisa digital, tendo detido quatro indivíduos que foram constituídos arguidos. Além das milhares de peças de imitação, foram confiscados diversos meios de produção, como máquinas de costura, quadros de estampar e cunhos metálicos, essenciais para a atividade ilícita.
Com a instauração de vários processos-crime, a Autoridade reforça o seu compromisso em combater a fraude que lesa os direitos de propriedade industrial, compromete a leal concorrência no mercado e, principalmente, coloca em risco a segurança dos consumidores.