MENU
Porto Sob Olhar Eletrónico: Câmara Prevê 50 Novas Câmaras em Ramalde para Reforçar Segurança
Publicado em 12/12/2025 18:22 • Atualizado 12/12/2025 18:22
Noticias
RÁDIO FESTIVAL

A Câmara do Porto está a estudar a instalação de cerca de meia centena de câmaras de videovigilância na freguesia de Ramalde, revelou esta sexta-feira o presidente Pedro Duarte. O objetivo é reforçar a segurança e a sensação de conforto dos cidadãos em espaços públicos. “Estamos ainda numa fase de estudo e avaliação, mas a zona de Ramalde será uma das áreas prioritárias”, afirmou o autarca, durante uma visita ao Bairro da Pasteleira, onde já foram colocadas algumas das 117 câmaras previstas pelo município em 2023.

Desde junho de 2023, 79 câmaras operam na baixa do Porto. O então executivo municipal aprovou, na mesma altura, a instalação de mais 117 câmaras em zonas como Asprela, Campanhã, Estádio do Dragão, Pasteleira e Diogo Botelho. Pedro Duarte confirmou que estas 117 câmaras estão já todas instaladas e deverão entrar em funcionamento nos próximos dias, “para que as pessoas se sintam mais seguras e possam usufruir do espaço público com tranquilidade”.

O investimento faz parte de um orçamento de 25,9 milhões de euros destinado à mobilidade e à manutenção do sistema de videovigilância. A instalação das novas câmaras já tinha sido autorizada pelo Ministério da Administração Interna em outubro de 2024, e o concurso público adjudicado à empresa Soltráfego por 1,9 milhões de euros.

O presidente sublinhou a colaboração entre a Câmara, a PSP, a Polícia Municipal e outros serviços, apontando a videovigilância como uma ferramenta essencial para prevenir crime e melhorar a segurança urbana. A expansão tem sido atrasada apenas devido à necessidade de criar infraestruturas de interligação, comunicações e energia elétrica em áreas que ainda não dispunham dessas condições.

Fonte: Lusa

Comentários