Cristina Branco está de volta ao Porto para apresentar, ao vivo, o seu novo disco Mulheres de Abril, lançado em outubro. A artista revisita o legado de José Afonso, desta vez com uma abordagem focada no olhar feminino sobre o autor que se tornou símbolo da liberdade em Portugal. O concerto, que promete ser uma celebração intensa da música e da história do país, acontece esta quarta-feira na cidade Invicta, um local especial para a cantora, como admitiu ao Jornal de Notícias: "É um público que me acolhe sempre e que tem muito a ver com a minha música."
Depois do álbum Abril (2007), em que já havia explorado o universo de José Afonso, Cristina Branco volta agora ao trabalho do compositor, mas com um novo propósito. Mulheres de Abril, o seu 19.º álbum de estúdio, destaca as mulheres que, de acordo com a artista, José Afonso cantou ao longo da sua carreira. Com este disco, Cristina procura revelar a visão progressista do autor sobre o papel das mulheres na sociedade, resgatando e dando nova luz a essas vozes.
O projeto oferece uma nova perspectiva sobre a obra de um dos maiores nomes da música portuguesa, mostrando como o legado de José Afonso continua a ressoar com temas de emancipação e liberdade, com especial foco no empoderamento feminino. O disco não só presta homenagem ao autor como também revela novas camadas da sua vasta produção, fazendo com que Mulheres de Abril seja uma experiência tanto para os fãs do trabalho de José Afonso quanto para os admiradores de Cristina Branco.
Fonte: Jornal de Noticias / Foto: Instagram