A CP anunciou que os preços dos bilhetes para todos os seus serviços vão aumentar, em média, 2,26% a partir de 1 de janeiro de 2026, enquanto os passes mensais permanecerão sem alterações.
Um exemplo é o bilhete simples de ida no Alfa Pendular entre Lisboa e Porto, que passará a custar 49,90 euros na classe Conforto e 35,70 euros na Turística. O aumento aplica-se a serviços como Alfa Pendular, Intercidades, Regionais, InterRegionais e comboios urbanos.
Por outro lado, os passes mensais não sofrem qualquer alteração. O Passe Ferroviário Verde, que substitui o antigo ferroviário nacional, mantém o valor de 20 euros e permite viagens em comboios regionais, interregionais (2.ª classe), urbanos de Lisboa e Porto (fora das áreas cobertas pelos passes intermodais metropolitanos), urbanos de Coimbra e intercidades (2.ª classe, com reserva obrigatória de lugar).
Na Área Metropolitana de Lisboa, o Navegante Metropolitano continua a custar 40 euros mensais, enquanto o passe válido para um único concelho custa 30 euros. Para idosos, o Navegante +65 mantém o preço de 20 euros. No Porto, os passes Andante mantêm o custo de 40 euros mensais para a versão metropolitana ou 30 euros para o municipal ou de três zonas.
As novas tabelas de preços dos bilhetes estão disponíveis na página oficial da CP, permitindo aos passageiros programar antecipadamente as suas viagens em 2026.
Fonte Lusa