MENU
Fim de ano sem greve: Sindicatos e Menzies chegam a acordo para travar paralisação
Publicado em 27/12/2025 23:55
Noticias
FESTIVAL

Os trabalhadores da assistência em escala nos aeroportos nacionais cancelaram o protesto previsto para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. O entendimento com a administração e o Governo garante a segurança dos postos de trabalho.O impasse nos aeroportos portugueses chegou ao fim. Os sindicatos que representam os trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce) decidiram suspender a greve de dois dias que ameaçava causar o caos operacional durante as celebrações da passagem de ano.

A decisão surge após a assinatura de dois protocolos cruciais entre os representantes dos trabalhadores, a Menzies e a TAP, num processo que contou com a mediação e validação direta do Governo. Segundo o Sitava e o STHAA, os novos compromissos trazem a "estabilidade e garantias de futuro" que faltavam para travar a luta reivindicativa.

O motivo do conflito

No centro da discórdia estava o futuro profissional de mais de 3.700 funcionários. O clima de incerteza instalou-se devido ao concurso público para as novas licenças de handling, onde o consórcio Clece/South surge como favorito, colocando em causa a continuidade da operação da atual Menzies em vários aeroportos.

Compromisso alargado

Para mitigar os riscos imediatos, o Governo já tinha assegurado a extensão das licenças atuais até meados de maio de 2026. Contudo, foi o acordo alcançado nestas "negociações intensas" que permitiu pacificar as relações laborais, assegurando que os direitos dos trabalhadores serão salvaguardados independentemente do desfecho final dos concursos de assistência em escala.

Com esta desconvocação, a operação aeroportuária deverá decorrer dentro da normalidade no último dia do ano e no feriado de 1 de janeiro, aliviando os milhares de passageiros que têm viagens agendadas para este período festivo.

Fonte CNN PortugalimagemPanrotas

 

Comentários