MENU
Braseiro sem ventilação mata casal nas Caldas da Rainha e intoxicação afeta família na Figueira da Foz
Publicado em 01/01/2026 21:05
Saúde
FESTIVAL

Um casal morreu esta quinta-feira à tarde na localidade de Tornado, no concelho das Caldas da Rainha, vítima de intoxicação por monóxido de carbono provocada por um braseiro sem ventilação. As vítimas, uma mulher de 48 anos e um homem de 56, foram encontradas inconscientes dentro de casa por um familiar que deu o alerta às autoridades.

Segundo os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, o braseiro encontrava-se colocado perto de um quarto, utilizado para aquecer a habitação num dia de temperaturas baixas. À chegada dos meios de socorro, as duas pessoas já se encontravam em paragem cardiorrespiratória. Apesar da intervenção dos bombeiros e da equipa médica do INEM, não foi possível evitar as mortes.

O comandante Nelson Cruz explicou que a equipa foi acionada através do 112 para uma situação de inalação de monóxido de carbono e confirmou que o braseiro, localizado numa zona próxima do quarto, terá estado na origem do acidente.

No dia anterior, um caso semelhante ocorreu na Figueira da Foz, onde seis pessoas da mesma família sofreram intoxicação por monóxido de carbono numa habitação da freguesia de Vila Verde. O incidente teve origem numa salamandra utilizada para aquecimento. Duas das vítimas estiveram em estado grave e as restantes apresentaram ferimentos ligeiros, incluindo dois menores de 14 e 15 anos. Todos foram assistidos no hospital da Figueira da Foz e já tiveram alta.

De acordo com dados do INEM, até 24 de novembro de 2025 foram registados 28 casos de intoxicação por monóxido de carbono, envolvendo 22 adultos e seis crianças, um número que tem vindo a aumentar.

 

As autoridades voltam a alertar para os riscos do uso de braseiros, salamandras e lareiras sem ventilação adequada. O monóxido de carbono é um gás tóxico, invisível e inodoro, que pode causar a morte em pouco tempo, pelo que é essencial garantir ventilação e utilizar estes equipamentos com extrema precaução.

FonteJNimageminem

Comentários