O Governo anunciou um investimento de cerca de 300 milhões de euros para a requalificação e eletrificação da Linha Ferroviária do Alentejo, no troço de 63,5 quilómetros que liga Casa Branca a Beja. De acordo com o executivo, o arranque das obras está previsto para o final de 2026 ou início de 2027.
A intervenção visa modernizar a infraestrutura ferroviária, melhorar a eficiência do transporte e reforçar a ligação da região do Alentejo à rede nacional, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável.
No passado dia 20, em Beja, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, confirmou que o Governo iria garantir o financiamento do projeto, assegurando a reposição dos 60 milhões de euros inicialmente previstos para a modernização do troço Casa Branca–Beja. A verba será suportada através do Programa Operacional Sustentável e, se necessário, complementada pelo Orçamento do Estado.
Esta decisão surge após a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo ter anunciado, duas semanas antes, o corte desse montante no financiamento do projeto. Com a reposição dos fundos, o Governo garante a continuidade da empreitada, considerada estratégica para o desenvolvimento económico e ambiental da região.
FonteJNsulinformacao