Oito distritos de Portugal continental estão esta sexta-feira sob aviso amarelo, devido às condições meteorológicas adversas previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em causa estão a chuva, o vento forte e a agitação marítima.
Os distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro poderão ser afetados por vento de sul e sueste, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora, sobretudo nas zonas mais elevadas.
No litoral, o IPMA alerta ainda para a agitação marítima, com ondas que podem alcançar os 2,5 metros de altura no distrito de Faro.
A previsão de precipitação por vezes intensa, que pode ser acompanhada de trovoada, levou também à emissão de aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três níveis, indica risco moderado ou perigo potencial, podendo provocar alguns transtornos, apesar de a probabilidade de danos significativos ser considerada baixa a moderada.
Fontecnnportugalimagemgoogle