MENU
Explosão em prédio de Lisboa deixa oito desalojados e provoca incêndio sem vítimas
Publicado em 02/01/2026 16:18 • Atualizado 02/01/2026 16:20
Incêndio
FESTIVAL

Uma explosão seguida de incêndio numa habitação da Rua Alexandre O'Neill, em Alcântara, Lisboa, na manhã de quarta-feira, deixou oito pessoas desalojadas, revelou esta sexta-feira a Proteção Civil Municipal. O incidente terá sido provocado por uma fuga de gás, afetando diretamente o prédio número 14 e parcialmente o edifício vizinho, número 12.

No prédio atingido, todos os três moradores ficaram sem casa, mas encontraram abrigo junto de familiares. No edifício ao lado, cinco pessoas também foram afastadas, sendo que três regressaram a lares familiares e duas (mãe e filha) estão temporariamente alojadas num hotel sob acompanhamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O prédio do número 14 sofreu danos extensos, incluindo o colapso da cobertura e de parte dos pisos, mas a Proteção Civil garante que não há risco de colapso estrutural total, embora alertem para possíveis quedas pontuais de elementos construtivos. Os edifícios vizinhos não apresentam danos significativos que comprometam a estabilidade, e o número 16, evacuado preventivamente, já recebeu os seus moradores de volta.

O alerta foi recebido às 7h26 de quarta-feira, e o incêndio foi dado como extinto às 8h52, sem registo de feridos. A operação mobilizou 74 operacionais e 22 viaturas. Uma nova vistoria está agendada para segunda-feira para reavaliar as condições de segurança dos edifícios afetados.

FonteJNimagemUnsplash

Comentários