O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou para nove os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas muito baixas, prolongando o alerta até quarta-feira.
Entre os distritos afetados estão Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre, entre as 0h de segunda-feira e as 9h de quarta-feira, bem como Évora, Beja e Faro, entre as 0h de terça-feira e as 9h de quarta-feira. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sinaliza risco para atividades dependentes da situação meteorológica.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta que o frio aumenta o risco de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes. Para se proteger, a população deve vestir-se por camadas, proteger mãos, pés e cabeça, manter a pele hidratada, beber líquidos quentes, fazer refeições mais frequentes e evitar mudanças bruscas de temperatura. O uso de calçado antiderrapante e a limitação de esforços físicos no exterior também são recomendados.
A DGS reforça cuidados especiais com os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre e sem-abrigo. Sugere ainda que os cidadãos planeiem antecipadamente a aquisição de alimentos e medicamentos e identifiquem quem os possa ajudar, caso seja necessário.
No mar, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo entre as 12h de segunda-feira e as 6h de terça-feira, devido à agitação marítima, com ondas previstas de 4 a 4,5 metros. O arquipélago tem sido afetado desde quarta-feira pela depressão Francis, que trouxe chuva, ventos fortes e avisos meteorológicos consecutivos.
FonteJN