MENU
Bombeiros alertam para atrasos no socorro com novo sistema de triagem do INEM
Publicado em 06/01/2026 14:42
Saúde
FESTIVAL

O novo modelo de triagem de chamadas do INEM está a gerar preocupação entre os bombeiros, que alertam para atrasos no socorro a doentes, apesar de existirem ambulâncias e operacionais disponíveis. A situação tem sido mais frequente no interior do país e já levou a um aumento de pedidos de ajuda feitos diretamente aos quartéis.

Em Tábua, os bombeiros receberam uma chamada direta de uma doente que procurava assistência após ter sido informada pelo INEM de que a ambulância poderia demorar até duas horas a chegar. Perante a disponibilidade de meios, a corporação respondeu de imediato ao pedido de socorro.

O presidente do INEM, Luís Mendes Cabral, defende que o novo sistema de triagem do 112 está a funcionar de forma positiva e tem sido bem aceite. No entanto, reconhece que o elevado volume de chamadas registado no início da semana provocou atrasos no acionamento de ambulâncias para situações classificadas como menos urgentes.

O novo modelo estabelece cinco níveis de prioridade, que vão do “emergente” ao “não urgente”, determinando o tempo e o tipo de resposta a prestar. Apesar das críticas, o INEM garante que o sistema irá manter-se em vigor.

 

Os bombeiros receiam que este modelo leve a um aumento significativo de pedidos de socorro feitos fora do circuito do 112, diretamente aos quartéis, o que, segundo alertam, pode comprometer a organização e o funcionamento do sistema nacional de emergência médica.

Fontesicnoticiasimagembombeiros

Comentários