MENU
Rússia envia submarino para escoltar petroleiro que os EUA tentaram apreender
Publicado em 07/01/2026 08:53
International
FESTIVAL

A Rússia deslocou um submarino e outros navios de guerra para proteger um petroleiro que vinha a ser perseguido pelas forças dos Estados Unidos no Oceano Atlântico, avançou o jornal norte‑americano The Wall Street Journal esta quarta‑feira.

O navio em causa, anteriormente chamado Bella 1, tem estado há mais de duas semanas a tentar escapar a um bloqueio naval liderado pelos EUA junto às águas da Venezuela. As autoridades norte‑americanas, que emitiram um mandado de apreensão, alegam que se trata de um dos navios da chamada “frota fantasma”, usada para transportar petróleo sancionado e considerado ilícito no mercado internacional.

O petroleiro, que seguia sem carga e tentou atracar na Venezuela para carregar petróleo, foi perseguido pela Guarda Costeira dos EUA depois de a sua tripulação ter repelido uma tentativa de abordagem em dezembro, obrigando‑o a rumar para o Oceano Atlântico. 

No curso desta fuga, a tripulação pintou uma bandeira russa no casco da embarcação, renomeou o navio para Marinera e registou‑o sob bandeira da Federação Russa — uma manobra que, segundo especialistas, complica a legalidade de qualquer tentativa de apreensão por parte de Washington. 

Fontes norte‑americanas citadas pelo Wall Street Journal também indicam que Moscovo pediu formalmente aos Estados Unidos que suspendam a perseguição, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo afirmou estar a acompanhar a situação “com preocupação”.

 

Esta escalada reflete tensões geopolíticas crescentes entre Moscovo e Washington em torno da aplicação de sanções e do controlo de rotas petrolíferas no hemisfério ocidental.

“Segundo o Jornal de Notícias…”Crédito: via REUTERS

Comentários