O Município de Paredes quer reforçar em 2026 a prevenção e o combate aos incêndios rurais, apostando na criação e manutenção de pontos de água estratégicos e no reforço dos sistemas de vigilância, com o objetivo de melhorar as operações de rescaldo e resposta no terreno.
O balanço municipal revela um ano particularmente intenso: em 2025 foram registadas 246 ocorrências, mais do dobro do número verificado no ano anterior. Apesar do aumento expressivo de fogos, a área ardida diminuiu de forma muito significativa — de quase 4000 hectares em 2024 para cerca de 741 hectares em 2025, o equivalente a mais de mil campos de futebol.
A freguesia de Duas Igrejas foi a que concentrou maior número de ignições, com 42 ocorrências, enquanto o incêndio mais severo teve lugar em Recarei, a 30 de julho, consumindo mais de 650 hectares.
Durante o último ano, o Gabinete Técnico Florestal de Paredes levou a cabo diversas ações de prevenção: mais de 1800 processos de limpeza de terrenos, 54 processos relacionados com árvores em risco, intervenções de poda e corte, bem como operações de fogo controlado e gestão de combustível. O município garante que a estratégia vai agora ser reforçada.
FonteJN