Portugal vai acolher, entre setembro e outubro, o exercício de experimentação operacional (OPEX) da Agência Europeia de Defesa (EDA), que permitirá testar armamento desenvolvido por empresas europeias e nacionais.
Os testes decorrerão no Campo Militar de Santa Margarida e contarão com representação da indústria de defesa de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), num esforço para consolidar a inovação tecnológica e fortalecer a cooperação europeia.
O OPEX integra-se no “Hub for Defence Innovation” (HEDI) da EDA, seguindo a edição inaugural realizada em Itália, tornando Portugal o segundo país a receber este tipo de exercício. Paralelamente, decorrerá o exercício anual Army Technological Experimentation (ARTEX26) do Exército, que na edição de 2025 envolveu 29 entidades industriais, académicas e de investigação, nacionais e internacionais.
Estes exercícios proporcionam um ambiente controlado para testar tecnologias em condições operacionais seguras e realistas, incluindo sistemas autónomos terrestres e aéreos, contramedidas anti-drone, apoio logístico e vigilância, bem como munições de permanência – drones guiados até um alvo para uso único.
O exercício pretende criar novas sinergias entre a indústria nacional e a europeia, acelerando a transição de tecnologias promissoras da demonstração para uso rápido nas forças armadas europeias.
As candidaturas para participação no ARTEX26 estão abertas até 20 de fevereiro, reforçando a estratégia de Portugal como um polo de inovação e desenvolvimento na área da Defesa.
Fontecnnportualfotoarquivo© iStock