MENU
Porto recupera as ruas no São João com o fim dos bloqueios da Linha Rosa
Publicado em 11/01/2026 04:30
Transportes
FESTIVAL

O "pesadelo" dos tapumes e desvios no centro histórico do Porto já tem data de validade. A administração da Metro e a autarquia garantem que a superfície da cidade estará totalmente desimpedida para as festas populares, devolvendo a mobilidade aos portuenses. A cidade do Porto prepara-se para um São João diferente em 2026: sem as barreiras metálicas que, nos últimos anos, redefiniram o mapa do centro histórico. Emídio Gomes, líder da Metro do Porto, assegurou que todos os obstáculos à superfície causados pela construção da Linha Rosa serão removidos até junho, devolvendo o espaço público a quem vive e visita a Invicta.

O Fim das "Trincheiras" no Centro

A promessa foi feita durante uma descida aos túneis da nova linha, onde o presidente da Câmara, Pedro Duarte, pôde observar o avanço dos trabalhos subterrâneos. Para o autarca, o desimpedimento das ruas é a "primeira grande vitória" de um processo longo, funcionando como uma lufada de ar fresco para o comércio local e para a circulação pedonal, que têm sido duramente fustigados pelas obras.

"A prioridade é devolver a normalidade ao quotidiano dos cidadãos", afirmou Pedro Duarte, visivelmente satisfeito com a "luz ao fundo do túnel" que esta garantia representa.

Contagem Decrescente para 20 de Janeiro

Embora a superfície respire em junho, o calendário completo da operação ainda está sob reserva. A Metro do Porto remeteu para o próximo dia 20 de janeiro a apresentação detalhada do cronograma final da empreitada. Será nessa reunião do Executivo que se saberá, finalmente, quando é que as composições começam a circular entre São Bento e a Casa da Música.

A Linha Rosa, recorde-se, terá três quilómetros de extensão e será um eixo vital para descongestionar o trânsito à superfície, ligando dois dos nós mais estratégicos da rede de transportes da cidade.

Fonte: Porto.pt / CM Porto

Comentários