Bob Weir, guitarrista, fundador e uma das figuras essenciais dos Grateful Dead, morreu aos 78 anos, anunciou a família. O músico, associado para sempre ao som do chamado acid rock nascido em São Francisco nos anos 60, partiu “em paz, rodeado pelos seus entes queridos”, segundo o comunicado divulgado.
A família adiantou que Weir lutou “bravamente contra o cancro”, mas acabou por sucumbir a problemas pulmonares pré-existentes. Não foram revelados, para já, o local nem a data exata da morte.
Diagnosticado com cancro em julho, Bob Weir manteve-se ativo e, apesar dos tratamentos, celebrou em agosto 60 anos de carreira com três concertos consecutivos na sua cidade natal, São Francisco.
Fundou os Grateful Dead em 1965, ao lado de Jerry Garcia, Ron “Pigpen” McKernan, Phil Lesh e Bill Kreutzmann. A banda, que lançou 13 álbuns de estúdio — entre eles os emblemáticos “Workingman’s Dead” e “American Beauty” — tornou-se um fenómeno cultural e musical, com uma legião de fãs em todo o mundo.
Depois da morte de Garcia e do fim da formação original, o grupo ainda regressou aos palcos em digressões especiais em 2009 e 2015, assinalando os 50 anos de história. Mais recentemente, em janeiro de 2025, os Grateful Dead foram homenageados numa gala de beneficência que antecedeu os prémios Grammy, em Los Angeles.
Bob Weir deixa uma marca indelével na música rock e na cultura popular, permanecendo como símbolo de uma geração e de um som que transformou para sempre a paisagem musical.
FontecnnportugalCrédito: Kevin Mazur/Getty Image