Dois dias consecutivos marcados por acidentes graves com guindastes estão a lançar a Tailândia numa semana particularmente trágica. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida após a queda de um guindaste sobre uma estrada nos arredores de Banguecoque, apenas um dia depois de um acidente semelhante ter provocado mais de 30 mortos no país.
O mais recente incidente ocorreu por volta das 09h15 locais, na autoestrada Rama II, na província de Samut Sakhon. O guindaste colapsou durante trabalhos de construção de um viaduto, caindo sobre a via e atingindo pelo menos dois automóveis. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
As autoridades policiais confirmaram no local a morte de duas pessoas e a existência de um ferido, enquanto equipas de emergência procederam ao isolamento da área e às operações de resgate.
Este acidente acontece menos de 24 horas depois de um outro guindaste ter caído sobre um comboio de passageiros no nordeste da Tailândia. Nesse caso, seguiam 171 pessoas a bordo, tendo o balanço provisório apontado para pelo menos 32 mortos e mais de 50 feridos.
O ministro dos Transportes tailandês revelou que ambos os projetos estavam ligados à mesma empresa de construção, a Italian-Thai Development, admitindo a possibilidade de uma suspensão temporária das suas operações em todo o país, caso se confirmem falhas graves de segurança.
Os acidentes estão associados a grandes obras de infraestruturas, incluindo o projeto ferroviário de alta velocidade que pretende ligar Banguecoque ao sul da China. A sucessão de tragédias volta a expor fragilidades na fiscalização das normas de segurança, num país onde os acidentes industriais e de transporte continuam a ser frequentes.
Fontesicnoticiasfotothainewsroom