O Boavista FC atravessa uma das suas fases mais críticas, com o clube portuense a enfrentar processos de insolvência e dificuldades financeiras que ameaçam a sua atividade desportiva. Esta sexta-feira, o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, afirmou que a situação preocupa a autarquia, que tem acompanhado o caso desde o primeiro momento.
«O Boavista é um clube de enorme valor histórico e social na cidade. Preocupa-nos muito a situação e vamos fazer tudo para ajudar estes jovens e crianças», declarou o edil, sublinhando o papel da câmara como credora e colaboradora no apoio ao emblema ‘axadrezado’.
O clube falhou o pagamento de 53.680 euros das despesas correntes de janeiro e de 96.000 euros, primeira de três prestações destinadas a regularizar dívidas antigas. Face a este incumprimento, a administradora da insolvência, Maria Clarisse Barros, anunciou que irá iniciar diligências para encerrar a atividade do Boavista, sem necessidade de nova convocação da assembleia de credores.
Apesar das dificuldades, a câmara tem procurado ajudar o clube de todas as formas, em colaboração com a direção do Boavista. Recentemente, o clube lançou uma campanha pública de angariação de fundos, que permitiu liquidar uma tranche das dívidas do mês anterior. Pedro Duarte destacou ainda a postura do presidente do clube, que tem mostrado agradecimento pelo apoio da autarquia.
O Boavista, campeão nacional em 2000/01, não tem equipa de futebol sénior ativa há mais de dois meses e foi relegado administrativamente para o principal escalão da Associação de Futebol do Porto, onde ocupa a última posição. O estádio do Bessa permanece inutilizado desde maio, e os jogos têm sido disputados no Parque Desportivo de Ramalde.
«Temos feito tudo o que está ao nosso alcance nesta fase. Depois de uma decisão de insolvência, a câmara terá uma intervenção diferente, mas continuamos a lutar para que o Boavista consiga recuperar», reforçou Pedro Duarte, deixando uma mensagem de esperança para os adeptos e atletas do clube.
FONTE: CNNPORTUGAL / FOTO: Estádio do Bessa, casa do Boavista FC — Porto. Crédito: Wikipedia / Creative Commons