Turismo em alta potência coloca Portugal no topo da Europa
Peso do turismo na economia dispara e país sobe para 4.º lugar na UE, com receitas recorde e mercados cada vez mais diversificados
Publicado em 19/01/2026 14:49
Economia
FESTIVAL

Portugal está a afirmar-se como uma verdadeira potência turística na União Europeia. De acordo com uma análise do Banco de Portugal, o país subiu para o quarto lugar entre os Estados-membros onde o turismo internacional tem maior peso na economia, sendo apenas ultrapassado pela Croácia, Malta e Chipre.

Em 2024, o turismo gerado por visitantes estrangeiros rendeu 28 mil milhões de euros, colocando Portugal como o quinto país da UE com maiores receitas turísticas, atrás de Espanha, França, Itália e Alemanha. No entanto, quando estas receitas são comparadas com o Produto Interno Bruto, Portugal ganha destaque e escala posições no ranking europeu.

O Banco de Portugal sublinha ainda que entre 2010 e 2024, Portugal foi o país da UE que mais aumentou as exportações de turismo em percentagem do PIB, com uma subida de cinco pontos percentuais. As receitas passaram de 4,2% do PIB em 2010 para 9,6% em 2024, um crescimento apenas travado temporariamente pela pandemia.

Os principais mercados continuam a ser o Reino Unido, França, Alemanha e Espanha, mas os Estados Unidos assumiram um papel cada vez mais relevante, tendo ultrapassado Espanha em 2024 e passado a ocupar o quarto lugar. O peso dos turistas norte-americanos mais do que duplicou, passando de menos de 4% para mais de 10% das exportações turísticas.

A análise revela também uma maior diversificação dos mercados de origem, com os destinos menos tradicionais a representarem agora 33% das receitas, face aos 29% registados anteriormente.

Apesar de o verão continuar a concentrar o maior volume de receitas, o seu peso tem vindo a diminuir. Entre 2014 e 2024, os meses de junho a setembro passaram de representar 49% para 47% do total anual, com agosto a perder maior protagonismo.

Numa perspetiva histórica, o Banco de Portugal destaca o papel estrutural do turismo na economia nacional desde os anos 60, com ciclos de crescimento, recuos e recuperação. Atualmente, o setor é um dos principais motores da economia, contribuindo decisivamente para o saldo positivo da balança comercial e para a capacidade de Portugal financiar o exterior.

 

As despesas dos turistas portugueses no estrangeiro continuam a ser significativamente inferiores às receitas geradas em território nacional, reforçando o impacto positivo do turismo na economia portuguesa.

Fonte: CNNPORTUGAL / Foto:istockphoto

Comentários