Dois jovens, de 18 e 19 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) em Oeiras, suspeitos de uma vaga de crimes graves que incluem roubo agravado, abuso de cartão de pagamento, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida. Ambos ficaram em prisão preventiva, após serem presentes a tribunal.
Os factos remontam ao dia 14 de janeiro, quando duas vítimas, acabadas de sair do trabalho e enquanto aguardavam transporte, foram surpreendidas pelos suspeitos. Sob ameaça, os assaltantes exigiram a entrega de bens pessoais. Perante a resistência de uma das vítimas em entregar o telemóvel, um dos indivíduos exibiu uma faca com cerca de 30 centímetros, forçando-as a revelar os códigos de desbloqueio dos equipamentos.
Após o assalto, os suspeitos colocaram-se em fuga e utilizaram um dos cartões bancários roubados para efetuar pagamentos num estabelecimento de restauração.
No dia seguinte, a PSP intercetou dois indivíduos com características compatíveis com as descrições recolhidas. Durante a operação, foram recuperados vários objetos furtados, incluindo um tablet, um disco externo, auscultadores, cartões bancários e documentos de identificação.
A ação policial permitiu ainda a apreensão de cerca de 90 doses de haxixe e liamba, bem como diverso material relacionado com o consumo e acondicionamento de droga. Foi também apreendida uma faca classificada como arma proibida, além de uma balaclava e um telemóvel.
Os dois suspeitos foram submetidos a primeiro interrogatório judicial, tendo o tribunal decretado a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.
Fonte:JN / Foto:PSP