O Município de Vila Nova de Gaia informou que, de acordo com a Proteção Civil e a Capitania do Porto do Douro, está previsto um agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas nos próximos dias, que pode aumentar o risco de cheias e galgamentos costeiros ao longo do estuário do rio Douro.
Está ativo um aviso amarelo para a possibilidade de inundações em toda a extensão da via navegável do Douro, devido à conjunção de forte agitação marítima, períodos de preia‑mar e a possibilidade de descargas da Barragem de Crestuma. Estas condições podem provocar alagamentos nas margens ribeirinhas e galgamentos costeiros, com potenciais impactos em arruamentos e infraestruturas junto à orla fluvial.
À população são deixadas várias recomendações de segurança, incluindo:
-
Evitar a circulação e permanência junto à orla costeira e zonas ribeirinhas;
-
Adotar uma postura de precaução ativa, evitando comportamentos de risco;
-
Acompanhar a evolução da situação através dos avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e das autoridades competentes.
No âmbito de medidas preventivas, o município reforçou a restrição de acesso aos passadiços da orla costeira e a interdição da circulação de veículos na zona da Ponta do Cabedelo. A situação está a ser acompanhada de forma permanente em articulação com a Capitania do Porto do Douro, o IPMA e a Proteção Civil, que divulgarão novas informações sempre que necessário.
Fonte: Informação do Município de Vila Nova de Gaia / Proteção Civil Municipal / Capitania do Porto do Douro
Imagem: Câmara Municipal de Gaia — direitos reservados