O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe, de 2 a 28 de fevereiro, a exposição “Dos Dedos à Relíquia”, da artista tirsense Isabel Rosas, numa mostra que propõe uma reflexão sobre memória, corpo e representação visual.
A exposição apresenta um percurso visual e conceptual sobre as formas como o corpo se transforma em relíquia, seja em vida ou após a morte, seja no fragmento ou na metáfora. O corpo é interpretado como vestígio material de presença, suporte de memória e gesto de resistência contra o esquecimento.
A mostra estabelece um diálogo entre a tradição sacral das relíquias e as práticas contemporâneas de arquivo, explorando a relação ritualizada com aquilo que desaparece. Isabel Rosas, artista e designer, centra a sua prática no design editorial e na cerâmica, investigando como a imagem é enquadrada e interpretada em diferentes contextos visuais.
A artista parte da ideia de “ver através de uma janela”, seja num livro, ecrã ou objeto, para construir narrativas a partir do arquivo, da cerâmica e da imagem, em movimento ou estática, criando espaços de armazenamento, contemplação e reinscrição da memória.
A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do centro: segunda a sexta, das 9h00 às 17h30, e sábados, das 14h30 às 18h30.

Foto:Câmara Municipal de Santo Tirso