O Governo anunciou este domingo um conjunto de medidas de apoio às populações e empresas afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou danos significativos, sobretudo nos distritos de Leiria e Coimbra.
Após um Conselho de Ministros extraordinário, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou a criação de uma linha de apoio destinada à reconstrução de habitação própria e permanente, para intervenções até 10 mil euros. Este apoio será atribuído nos casos em que não exista cobertura por seguros e não exigirá apresentação de documentação, sendo o processo acompanhado por vistorias no terreno, com o envolvimento das autarquias.
No total, o pacote de medidas representa um volume global de 2,5 mil milhões de euros, abrangendo apoios de caráter social e empresarial, face aos estragos causados pela tempestade e ao agravamento das condições meteorológicas previsto para os próximos dias.
No âmbito social, o Governo anunciou ainda apoios financeiros para famílias em situação de carência económica ou que tenham perdido rendimentos. Estes apoios, atribuídos através da Segurança Social, podem ascender a 537 euros por pessoa ou 1.075 euros por agregado familiar afetado. Estão igualmente previstas ajudas específicas para instituições de solidariedade social atingidas pela depressão Kristin.
Fonte:JN / Foto:DR