Luís Montenegro vota antecipadamente e apela à participação democrática dos portugueses
Publicado em 01/02/2026 20:20
Nacional
FESTIVAL

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, exerceu este domingo o direito de voto antecipado para a segunda volta das eleições presidenciais, deixando um apelo à participação dos portugueses nas decisões sobre o futuro do país, apesar das dificuldades provocadas pela depressão Kristin.

Numa mensagem publicada na rede social X, o também presidente do PSD sublinhou a importância do compromisso cívico, afirmando que, mesmo num contexto exigente marcado por várias preocupações e tarefas urgentes, é fundamental cumprir com responsabilidade os deveres democráticos.

Luís Montenegro votou na Escola Básica do 1.º CEB n.º 2 de Espinho, no distrito de Aveiro, concelho onde reside, segundo informação avançada por fonte do seu gabinete. O chefe do Governo destacou ainda a capacidade coletiva de conciliar os desafios atuais com a construção de um futuro ambicioso, reforçando a confiança na superação dos momentos difíceis.

De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, mais de 308 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade, um aumento significativo face à primeira volta. Lisboa, Porto e Setúbal concentram o maior número de inscrições.

A votação antecipada sofreu alterações em seis municípios devido aos efeitos da tempestade. A segunda volta das eleições presidenciais realiza-se no próximo domingo e irá determinar o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, cujo mandato termina em março de 2026.

Fonte:JN / Foto:Rede Social X Luís Montenegro

Comentários