A Brisa anunciou esta segunda-feira que está "inteiramente disponível" para implementar uma eventual isenção de portagens nas zonas afetadas pela passagem da depressão Kristin, caso o Governo assim decida. A concessionária salientou que qualquer decisão sobre a isenção de portagens no âmbito do Estado de Calamidade é política e não depende diretamente da empresa.
Em comunicado, a Brisa recordou que os veículos de emergência continuam isentos de portagens em todo o território, em qualquer circunstância. A prioridade das equipas operacionais, afirmou a empresa, foi garantir a circulação segura nas autoestradas, fundamentais para o socorro das populações e transporte de bens. Mais de 200 profissionais foram mobilizados de norte a sul do país para restabelecer rapidamente a circulação nas vias afetadas.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, revelou que o Governo está a avaliar a medida e prometeu uma decisão nas próximas horas. A avaliação conta ainda com a participação do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida.
Além das medidas operacionais, a Brisa aprovou a atribuição imediata de um apoio solidário extraordinário de 80 mil euros, destinado ao Fundo de Emergência da Cáritas Diocesana de Leiria e ao Fundo Nacional de Emergência da Cruz Vermelha, para apoiar as populações afetadas.
Fonte:Sicnoticias /Foto:DR