Marinas de Viana do Castelo vão ser concessionadas a privados
Publicado em 03/02/2026 17:47
Economia
FESTIVAL

A gestão das três marinas de Viana do Castelo vai ser entregue a concessionários privados, anunciou o presidente da Câmara, Luís Nobre (PS). A decisão surge após a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abrir concurso público, que recebeu três propostas consideradas de qualidade, já avaliadas pelo júri e cuja decisão final será comunicada em breve.

O autarca sublinhou que a concessão permitirá investimentos e modernização das marinas, dinamizando a atividade turística e pesqueira da cidade. Segundo Luís Nobre, a exploração privada trará uma reorganização do espaço, novas funcionalidades e respostas à crescente procura nos equipamentos.

O concurso da APDL prevê concessões de 15 a 30 anos, dependendo do investimento em instalações, equipamentos e melhorias ambientais e energéticas. A futura gestão abrangerá todos os serviços e infraestruturas existentes, incluindo a manutenção e renovação de parte do equipamento flutuante.

Na reunião do executivo, o vereador Paulo de Morais (PSD) classificou o tema como de “máxima importância”. Segundo o vereador, algumas marinas, como a situada a jusante da Ponte Eiffel e a Marina Atlântica, encontram-se praticamente desertas, representando uma “oportunidade perdida imperdoável” para a cidade. Morais destacou que estas marinas poderiam atrair turismo de maior poder aquisitivo, dinamizar a zona ribeirinha e criar pontos de animação para o centro histórico.

O vereador reforçou ainda a necessidade de coordenação entre a Câmara e a APDL, apelando a que a gestão privada das marinas permita “ressuscitar” estes equipamentos e valorizar Viana do Castelo como destino turístico e náutico.

Fonte:JN / Foto:ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES RIBEIRINHA DE VIANA

Comentários