A Força Aérea Portuguesa divulgou imagens aéreas que mostram várias localidades inundadas na zona do rio Vouga, na sequência da intensa precipitação registada nas últimas horas, associada à passagem da depressão Kristin.
Para apoiar as populações afetadas, foram mobilizados dois helicópteros AW119 Koala. Um dos meios esteve empenhado na monitorização das áreas mais atingidas pelas cheias, prestando apoio à E-Redes e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), enquanto o segundo helicóptero foi utilizado especificamente para ações de vigilância e deteção de cheias.
As imagens agora divulgadas resultam de um voo de reconhecimento realizado na área envolvente ao rio Vouga, entre a Ria de Aveiro e a barragem da Ermida, permitindo uma avaliação detalhada da extensão dos danos provocados pelas inundações.
A operação decorreu em articulação com a Marinha Portuguesa e os Fuzileiros e, segundo a Força Aérea, possibilitou a recolha de informação considerada essencial sobre zonas severamente afetadas pelas cheias e que se encontravam em situação de risco, contribuindo para uma resposta mais eficaz das autoridades no terreno.





Fonte:SicNoticias / Fotos:Força Aerea