A EDP anunciou esta quarta-feira um pacote de apoio superior a 800 mil euros para clientes afetados pela tempestade Kristin, incluindo a suspensão temporária da faturação e assistência a quem tem centrais solares danificadas.
Segundo a empresa, a medida abrange cerca de 700 mil clientes com habitações ou empresas nas regiões mais atingidas pelo mau tempo. Além da suspensão da cobrança, serão disponibilizados acordos de pagamento ajustados à situação de cada cliente, sem juros.
A elétrica explicou que está a mobilizar equipas técnicas de várias zonas do país para apoiar a limpeza, reconstrução e avaliação das infraestruturas danificadas. Também será fornecido material de construção e assistência direta a clientes com painéis solares afetados.
“Estamos ao lado das famílias e empresas afetadas e a implementar um conjunto de medidas nos 69 concelhos mais atingidos, com o objetivo de mitigar as dificuldades, reforçar o apoio imediato e garantir informações essenciais de segurança”, lê-se no comunicado.
A EDP alerta ainda para cuidados de segurança: painéis solares, cabos, inversores ou outros componentes danificados não devem ser manuseados até avaliação técnica, pois mesmo danificados podem continuar a produzir eletricidade e representar risco. Equipamentos elétricos, incluindo postos de carregamento, que tenham sofrido danos ou estejam em áreas inundadas também não devem ser utilizados.
Fonte:sicnoticias / Foto:EDP