A Polícia de Segurança Pública intercetou, em Leiria, três homens suspeitos de estarem envolvidos na venda de um falso gerador, um equipamento que não tinha capacidade para produzir energia. Segundo a PSP, os indivíduos — pai e dois filhos — já tinham conseguido vender a réplica por 800 euros.
A situação ocorreu na quarta-feira, tendo as autoridades apreendido o equipamento e 200 euros em dinheiro. Os três suspeitos foram identificados no local, confirmou o comandante distrital da PSP de Leiria, Domingos Urbano Antunes.
De acordo com o responsável, apesar deste caso, os níveis de criminalidade mantêm-se baixos no distrito, não se registando furtos de geradores nem de combustível. A PSP mantém, ainda assim, o reforço do policiamento de visibilidade, sobretudo durante a noite, com especial atenção às zonas comerciais e industriais.
Paralelamente, continuam as ações de apoio à população mais vulnerável, com visitas domiciliárias a idosos para avaliar necessidades urgentes, bem como operações de trânsito para permitir a limpeza de vias, remoção de detritos e árvores caídas.
A PSP voltou a alertar para o aumento de tentativas de burla, sobretudo em contextos de maior fragilidade, apelando à população para desconfiar de pessoas desconhecidas que se oferecem para ajudar e acabam por exigir dinheiro. As autoridades chamam também a atenção para falsos prestadores de serviços, vendedores de equipamentos, peritos de seguros ou alegados funcionários públicos.
A recomendação é clara: aceitar apenas ajuda de pessoas devidamente identificadas, nunca permitir a entrada de estranhos em casa e denunciar qualquer situação suspeita às autoridades.
Fonte:CNN PORTUGAL / Foto:PSP