O número de vítimas mortais do mau tempo em Portugal subiu para 12, após a morte de um homem de 72 anos na localidade de Palhais, no concelho da Sertã. A vítima caiu enquanto arranjava um telhado, informou a GNR à agência Lusa.
O alerta chegou à Guarda Nacional Republicana às 14:04 de quarta-feira, mobilizando os Bombeiros de Cernache do Bonjardim, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM de Abrantes e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida de Avelar. O corpo foi transportado para o Gabinete Médico Legal da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.
As depressões Kristin e Leonardo, que atingiram o país na última semana, provocaram ainda centenas de feridos e desalojados, além de danos significativos em habitações, empresas, escolas e infraestruturas. Árvores e estruturas caíram, estradas foram cortadas e houve falhas no fornecimento de energia, água e comunicações.
As regiões mais afetadas são o Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo. Em resposta, o Governo decretou situação de calamidade em 68 concelhos até domingo e anunciou um pacote de apoio financeiro de até 2,5 mil milhões de euros.
Fonte: Lusa / Foto:DR