As maiores plataformas de redes sociais geraram cerca de 4,4 mil milhões de euros em 2025 através de anúncios fraudulentos direcionados a utilizadores europeus, segundo um relatório da Juniper Research a que o Jornal de Notícias teve acesso.
O estudo revela que 10% de toda a receita publicitária das redes sociais na Europa no último ano teve origem em fraudes online, um fenómeno que tem vindo a aumentar. Apesar de as empresas afirmarem que combatem estas práticas, continuam a beneficiar financeiramente da presença destes anúncios, gerando um evidente conflito de interesses.
Em média, cada utilizador europeu foi exposto a 190 anúncios fraudulentos por mês em 2025. Se não forem tomadas medidas, este número poderá chegar a 250 até 2030. Desde 2022, as receitas provenientes destes anúncios dispararam 58%, passando de 2,8 mil milhões para os atuais 4,4 mil milhões de euros.
A Juniper Research alerta que, se a postura das plataformas se mantiver, os lucros relacionados com fraudes publicitárias podem ultrapassar os 10 mil milhões de euros até 2030. O relatório sublinha ainda que, enquanto os criminosos digitais lucram com estas práticas, são as próprias redes sociais que mais beneficiam economicamente, ao passo que os consumidores continuam a ser os principais prejudicados.
Fonte:JN / Foto:DR