O famoso Cortejo dos Trajes de Papel, que anima as festas de São Bartolomeu na Foz do Douro, está em consulta pública para possível inclusão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A consulta, anunciada pelo Instituto do Património Cultural no Diário da República, decorre durante 30 dias e permite à população conhecer e opinar sobre o processo de inventariação desta tradição centenária.
Este desfile, que ocorre todos os anos em agosto e reúne cerca de 500 figurantes, atrai milhares de visitantes e culmina no chamado "banho santo" na praia do Ourigo. Os participantes acreditam que, no Dia de São Bartolomeu, 24 de agosto, o santo se manifesta nas águas, oferecendo proteção contra males de pele, gaguez ou influências malignas.
O cortejo, candidato a Património Imaterial da UNESCO desde 2023, é considerado pela comunidade local um símbolo de identidade cultural, destacando o valor do trabalho manual envolvido na confecção dos trajes de papel.
Os interessados podem consultar os elementos do processo na página do Património Cultural ou presencialmente no arquivo da Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
Fonte:Câmara Municipal Do Porto / Foto:Miguel Nogueira